PLANO DE ACTIVIDADES 2017 ( apoio PAJ
2017) - excepto o Centro de Inclusão Digital "Informática Viva"(que
funcionará exclusivamente na n/sede) e os Campos de Férias Juvenis/Programa do
IPDJ “Férias em Movimento”- de Julho a Setembro, uma semana cada um - cujas
inscrições abrirão em Junho, para jovens entre os 10 e os 16 anos. Previstos
DOIS Campos de Férias: um em Rio De Onor, BRAGANÇA, e outro na Queimadela, FAFE,
sendo aconselhável a PRÉ-INSCRIÇÃO na n/ SEDE, no Porto, até Junho, já que cada
um não poderá ter mais do que 20 participantes.
Designação: Acção (1/4) GRUPOS DE
TREINO/CÍRCULOS DE ESTUDO
Objectivos Gerais
Incentivar a auto-treino dos jovens em
matérias ligadas à sua educação não-formal global. Melhorar/incrementar hábitos de leitura e
reflexão que possam contribuir para dotá-los de uma cultura geral social, prática, activa e
interveniente.
Objectivos Especifícos
Criação e animação de Grupos de Treino de
funcionamento semanal
Criação e animação de círculos de estudo
de funcionamento semanal
Plano Actividades - Acção (1/4) - Actividade
(1/7)
Gr.s
Treino e Círc.s Estudos SOBREVIVÊNCIA E
TÉCNICAS PRIMITIVAS
Descrição: Saídas de campo em fins de
semana e experimentação e divulgação de técnicas ancestrais
(abrigo, instrumentos,cozinha,alimentação,orientação)que os põem em comunicação profunda com a Natureza e História
humana.Círculo de Estudos c/textos e fichas de apoio teórico /prático.
Metodologias: Dinâmica de pequenos grupos
- Aprender a fazer fazendo - Cooperação:quem aprende primeiro um item prático ou
teórico, ajuda os demais a apreender também - Círculo de leitura/interpretação das fichas teóricas.
Plano Actividades - Acção (1/4) -
Actividade (2/7) Gr.Tr./Círc.Est.ANIMAÇÃO
DE GRUPOS ECO-ESCOTISTAS
Descrição: Adestramento de jovens para
animaç.e apoio à organizaç, de peq.s equipas e grupos locais do nosso programa interno REGRALL
(Rede de Grupos de Ar Livre Locais/Eco-escotismo laico. Matérias que vão de Organizaç.
jogos e actividades, sobrevivência, iniciaç.primeiros socorros, intervenção social, a animaç. de
programas de actividades de ar livre e educaç.sócioambiental.
Metodologias: adopção de um código ético
social-ecológico comum ("Código do Eco-Batedor") - dinâmica de peq.grfupos
("Equipas") - Primado da prática ("aprender a fazer,
fazendo") -.Leitura e interpretaç. de textos e fichas de apoio
em círculo.
Plano Actividades - Acção (1/4) -
Actividade (3/7)
Gr.Tr./Círc.Est.
HOLÍSTICA E ALGUMAS TÉCNICAS
Descrição: Introdução ao Holismo.
Introdução e experimentação de algumas técnicas: DO-IN,
TAICHI-CHUAN,
TÉCNICAS DE CULTURAS AMERÍNDIAS,
TENSEGRIDADE...
Metodologias: As dos Círc.Estudos e Gr.s
Treino, centradas sobre um ou vários temas a abarcar (prática e teóricamente).
Plano Actividades - Acção (1/4) -
Actividade (4/7)
Circ.Est./Gr.Trab.
ARTE E NATUREZA (Land Art)
Descrição: Pesquisa teórica e
experimentação prática através da intervenção em parques e jardins urbanos ou espaços florestais da
periferia.
Metodologias: Dinâmica de peq.s grupos -
Pesquisa teórica em Círc.Estudos - Aplicação prática sob a forma de pequenos "workshops"
em espaços verdes.
Plano Actividades - Acção (1/4) -
Actividade (5/7)
Circ.Est.SOCIAIS/
ECOLÓGICOS
Descrição: Círculos de Estudos semanais,
pós horários escolares ou laborais, sobre temas sociais e ecológicos (metodologia dos
círculos de estudo de Holsen, história social, sócio-política, economia social, autogestão, ecologia
social, antropologia.
Metodologias: As dos Círculos de Estudos
(minidimensionamento de cada círculo 6-10 pessoas,
Definição conjunta de plano e temas e de
materiais/textos/fichas de estudos).
Plano Actividades - Acção (1/4) -
Actividade (6/7)
Circ.s
Est. LINGUÍSTICOS
Descrição: Iniciação à auto-aprendizagem
em grupo de: RUSSO, FRANCÊS, ALEMÃO,....
Metodologias: As já descritas dos círculos
de estudo + PARTIR DO SENSÍVEL PARA O RACIONAL ( fonética,
"musicalização" da língua, canções, etc., e depois o significado do vocabulário, frases do dia-a-dia, aspectos
gramaticais) jogos de descoberta linguística.
Plano Actividades - Acção (1/4) -
Actividade (7/7)
Gr.Tr./Circ.Est.CORPO, EXPRESS.DRAMÁTICA, SOM
Descrição: Pesquisa e experimentação de
DANÇA, MÚSICA, PERCUSSÃO, EXPRESSÃO DRAMÁTICA/ CORPORAL - de diferentes
culturas.
Metodologias: - Pesquisa em grupo (visual e
sonora), aplicação/experimentação na animação de festas, convívios e animação de rua.
Meios Técnicos e Materiais: Sala reuniões
- Gastos energia - Materiais p/ trabalhos grafismos, construções, esculturas, “ensembles”),
-Fotocópias para fichas e textos de apoio - Cassetes - CD.s
-Tinteiros impressoras -Livros técnicos - Quadro
de reuniões e marcadores -Títulos de transportes públicos -Artigos alimentares e pequenas
refeições.
Parcerias procuradas
Nome da Entidade Parceira / Contributo Associado
-C. M. Porto/CEA Covelo cedência de espaço e
divulgação
-Junta Freg. Monte Córdova cedência de
espaço
-Centro Social de Ermesinde organização de
activ. e divulgação
-Junta. Freg. Parada de Infanções cedência
de espaços
Calendarização
Data de Início da preparação dos trabalhos
para a realização desta acção:
Janeiro 2017
Janeiro 2017
Data de Início do desenvolvimento efectivo
das actividades: //30 Jan.2017
Data de Conclusão das actividades: // 30
Dez.2017
Data de Conclusão dos trabalhos para a
realização desta acção: //30 Jan.2017
Locais de realização
Distrito- Concelho -Freguesia -Local
Porto Porto Vitória n/sede e zona envolvente
Porto Valongo Azenha Couce
Bragança Bragança Parada casa da aldeia (em alternativa,
VARGE
ou RIO DEONOR)
ou RIO DEONOR)
Porto S.to Tirso M.te Córdova
Valinhas
Porto
Matosinhos S.ta Cruz Bispo M.te
S.Brás
Porto
Porto S.to Ildefonso EspaçoMUSASccc
Porto
Porto Paranhos Quinta do Covelo
Porto
Porto Campanhã Parque Oriental
Aveiro
Espinho Silvalde Quinta do Moínho
Porto
Vila N.Gaia Canidelo
Reserva Ornitol.
Braga Fafe Queimadela Barragem Queimadela
Braga Fafe Queimadela Barragem Queimadela
Plano Actividades - Acção (2/4)
Designação: OFICINAS VIVAS
Objectivos Gerais :
Proporcionar a aquisição de capacidades
práticas em diversas matérias e competências
(História Viva, Ciências Vivas, Apoio e
solidariedade social, Defesa dos animais, Artesanato étnico, Equipamento de ar livre, Canto
Vivo, etc.)
Motivar o desenvolvimento de capacidades e criatividade.
Objectivos Especifícos :
Complementar as abordagens escolares c/
matérias que as motivem, demonstrando algumas das suas aplicações práticas no dia-a-dia
(podendo tender para alternativas profissionais).
Plano Activ. - Acção (2/4) - Actividade
(1/7) Ofic.HISTÓRIA VIVA
Descrição: Confecç. modelos artesanais de
diferentes épocas e episódios históricos c/ vista a possíveis actuações públicas (recriacões,
exposições, etc.)
Metodologias: Pesquisa gráfica histórica -
Dinâmica de pequenos grupos -Trabalhos oficinais c/ modelos já existentes ou a criar - Domínio
da manualidade c/diferentes materiais, inclusive reciclados.
Plano Activ. - Acção (2/4) - Actividade
(2/7) Ofic.Ciências Vivas
Descrição: Jogos e experiências oficinais
nas seguintes matérias: astronomia e cosmografia, biologia e ciências da Natureza, botânica
medicinal, geografia e cartografia, geologia, meteorologia, manuseamento de instrumentos
(telescópio e cartas estelares, microscópio, lentes de aumento, improvização estaç.meteorol.,alambiques
para extractos de plantas aromáticas,
recolha e colecç.de minerais).
Metodologias: Dinâm. pequenos grupos -
Sessões semanais para as várias matérias - Literatura da n/biblioteca e fichas de apoio
individual - "Aprender a fazer, fazendo" - Visitas a exposições e museus de divulg.científica - Pesquisa
informática
Plano Activ. - Acção (2/4) - Actividade
(3/7) Ofic.ARTE, ARTESANATO E
AR LIVRE
AR LIVRE
Descrição: Pesquisa etnico-antropológica e
elaboração de objectos, adereços e equipam.ar livre de diferentes culturas, podendo incentivar
a aquisição de competências profissionais.
Metodologias: Dinâmica de peq.grupos -
realizaç.semanal em tempos extra-escolares -
"apreender a fazer, fazendo" -
cooperação
Plano Activ.- Acção (2/4) - Actividade (4/7)
Ofic.Canto Vivo
Descrição: Grupo de canto de temas
sociais, ecológicos e históricos tendente a apoio à
animação de eventos culturais diversos.
Metodologias: Familiarização c/ temas em
DVD ou CDs a escolher pelos participantes e animadores - distribuição de textos das
letras - ensaios semanais c/acompanham.c/ alguns instrumentos tradicionais e improvisados.
Plano Actividades - Acção (2/4) -
Actividade (5/7) Ofic.INFOVIVA
Descrição: Utilizaç. recursos informáticos
do n/ CID - Apoio informático e digital às diversas actividades e oficinas da associação
(pesquisa temática na Net,impressão e elaboraç.de doc.s,tratamento de fotografias,etc.) -
Utilizaç. potencialidades do Officee outros programas para suporte de actividades associativas.
Metodologias: Dinâmica de peq.grupos -
Actividades que potenciem o auto-conhecimento e a auto-didáctica - Monitorização
Plano Activ. - Acção (2/4) - Actividade
(6/7) Ofic.DEFESA ANIMAL
Descrição: Detectar casos de animais
urbanos ou selvagens em risco, defendê- los e
encaminhar os casos para instituições de
apoio (FAPAS, Parque Biológico de Gaia, Animais de Rua, etc.) Metodologias: Dinâmica de peq.s
grupos/brigadas de observação e deteção, percursos de deteção, campanhas
públicas de defesa.
Plano Activ. - Acção (2/4) - Actividade
(7/7) Ofic. APOIO E SOLIDARIEDADE SOCIAL
Descrição: Deteção de situações concretas
de carências sociais mais extremas (sem-abrigo,fome, etc.)e participar directamente nos
apoios de emergência (recolha de agasalhos, distribuição de géneros alimentares,etc.), bem como na
denúncia pública dos casos e encaminhamento para possíveis instituições de apoio. Deteção
de situações lesivas da Dignidade humana e dos direitos mais básicos bem como da
inoperância de algumas instituições ditas "de apoio".
Metodologias: Dinâmica de pequenos
grupos/brigadas de deteção e avaliação grupal dos jovens envolvidos sobre as várias
possíveis soluções, se possível envolvendo as próprias pessoas alvo dessas situações lesivas.
Meios Técnicos e Materiais: 1)tesouras e
x.actos, colas, pinceis, tintas e vernizes,fichas
técnicas (fotocópias),panos diversos e
retalhos,sprays de tintas, ataches, fio do
norte,cordel,cartolinas, 2)Pequenos tubos
de ensaio, preparações micro-escópicas,reagentes químicos,mapas estelares,lentes de aumento
para telescópios, escopros e cinzeis,marcadores e guaches e pinceis,3)Limas e lixas,alicates
de arame, furador, sediela,madeira-casquinha,retalhos de cabedal, pequenas serras de recorte de
madeira,tubos de tinta acrílica,pano cru, tintas texteis, pano preto,linhas diversas, estirina,varas de bambu,verga, giz. 4)Harmópicas,cadernos de pautas,cancioneiros,peq.tambor, fotocópias
de letras de canções, cordas de viola,
5)Tinteiros,papel fotográfico,resmas de
papel, 6)e 7)Mapas da cidade e arredores e cartas topográficas 1:25.000 diversas, folhas de
registo de situações, panelas,talheres e pratos,gás de aquecimento,tupperweres,caixas de
transporte de animais, caixas de cartão para guardar materiais de vestuário ou abrigo
doados,... Geral: Livros, brochuras e revistas diversas .
Todos os meios materiais discriminados
constituem meios práticos básicos para o desenvolvimento produtivo das
várias oficinas.
Parcerias procuradas
Nome da Entidade Parceira Contributo
Associado
C M Porto/CEA Covelo - espaço de
funcionamento e divulgação
C M Santo Tirso - espaços de funcionam.diversos e
divulgação
C M. Valongo -espaços de funcionamento e
divulgação
Calendarização
Data de Início da preparação dos trabalhos
para a realização desta acção: //5 Jan.2017
Data de Início do desenvolvimento efectivo
das actividades: // 30 Jan.2017
Data de Conclusão das actividades: // 30
Dez. 2017
Data de Conclusão dos trabalhos para a
realização desta acção: // 28 Jan.2017
Locais de realização
Distrito - Concelho -
Freguesia -Local
.Porto Porto Paranhos Covelo
.Porto Valongo Valongo/ Azenha Couce
.Porto Santo Tirso Monte Córdova Valinhas
.Bragança Bragança Rio de Onor sede da assoc.Rio d'Onor
Acção (3/4)
Designação: " CAMINHAR C’A GENTE"-
TrekKing de descoberta sócio-ambiental
Objectivos Gerais
promover o conhecimento de áreas urbanas,
peri-urbanas, rurais, de montanha, da nossa região (eventualmente também de outras)
através de percursos pedestres ("Trilhas")
Apoiar o desenvolvimento de uma
sensibilidade e consciência sócio-ambiental que possa impulsionar o envolvimento dos jovens na
defesa do meio-ambiente, do património cultural e dos interesses das populações
locais.Promover o pedestrianismo como actividade salutar de tempos livres.
Objectivos Especifícos
Abordar no terreno áreas educativas do
programa escolar institucional (biologia, geografia, história, etc.) tornando mais clara a sua
compreensão aos jovens.
Estabelecer, descobrir, divulgar as
diferentes trilhas - sobretudo as mais relevantes do ponto de vista educativo sócio-ambiental.
Plano Actividades - Acção (3/4) -
Actividade (1/15)
Trilhos
de descoberta ecosocial do vale do Ferreira (I-Azenha - Belói)
Descrição: Trilha de 8-9 Kms da Azenha
(Valongo) a Beloi (Gondomar) , através de pontos marcados abordando a história social, a
etnografia, a geografia, a geologia, a botânica, a protohistória e a zoologia da
zona
Metodologias: Dinâmica de peq.grupos -
Observação e registo p/ pequenas equipas - Partilha de observações e descobertas
Plano Actividades - Acção (3/4) -
Actividade (2/15)
Trilha
de descoberta do vale do Ferreira II -de S.P.da Cova a Azenha
Descrição: Trilho pedestre de S.Pedro da
Cova a Azenha através e : Ribeira da Murta, Serra de S.ta Justa - Couce - Salto de Ferreira -
Campo - Minas de Lousa - Azenha
Metodologias: Dinâmica de Peq.Grupos c/
utilizaç. da cartas topográficas, bússolas e registo de observações
Plano Actividades - Acção (3/4) -
Actividade (3/15)
Trilha
Histórica do "3 Fev. 1927"
Descrição: Conhecer os vários episódios do
levantamento republicano do 3 Fev.1927 no Porto através do percurso interpretativo
marcado, com cerca de 20 "pontos-estação".
Metodologias: Utilização de folheto-guia
c/ mapa - Dinâmica de peq.grupos - Marcação actualizada nos pontos mais emblemáticos
da Trilha
Plano Actividades - Acção (3/4) -
Actividade (4/15)
Trilha
da História Social e do movimento libertário do Porto
Descrição: Trilha marcada com
pontos-estação sobre episódios e factos mais importantes da história do movimento operário e
libertário de fins do séc.19 aos anos 80 do séc.20 no centro do Porto.
Metodologias: Folheto guia da Trilha, c/
texto interpretativo e mapa do percurso - Leitura aos participantes de trechos
literários(curtos) relacionados com os vários episódios mais relevantes
Plano Actividades - Acção (3/4) -
Actividade (5/15)
Trilha
do 9 de Abril de 1833 (Cerco do Porto - Tomada do Covelo)
Descrição: Percurso que começa fora do
espaço do Covelo, em Paranhos, e acaba naquele parque, mostrando as várias fases da
tomada daquele bastião miguelista pelas forças liberais .
Metodologias: Utilização e divulgação de
folhetos e excertos literários (Silva Gayo, etc.)sobre aquele episódio e diferenças ambientais
entre aquela época e a actualidade - Narração e Guia deTrilha e animação com algumas canções
daquela época.
Plano Actividades - Acção (3/4) -
Actividade (6/15)
Trilha
de descoberta eco-social de Monte Córdova (Santo Tirso)
Descrição: Descoberta da zona através de
trilha marcada de cerca de 12 Kms (Valinhas-Monte Padrão-Monte Córdova-Senhora da
Assunção-Pereiras- Cascata da Fervença (rio Leça).Valinhas)
Metodologias: Guia de Percurso com
questionário interpretativo, utilização de mapas e bússolas, dinâmica de pequenos grupos.
Plano Actividades - Acção (3/4) -
Actividade (7/15)
Trilha
de Descoberta do Parque Oriental do Porto(Campanhã)
Descrição: Percurso entre o Freixo,
S.Pedro de Campanhã, Lagarteiro, Areias, vale do Rio Torto e regresso pelo Freixo.
Metodologias: Utilizaçao de Carta
Topográfica e bússolas- Registo de Observações - Dinâmica de peq.s grupos
Plano Actividades - Acção (3/4) -
Actividade (8/15)
Trilha
de Descoberta da CITÂNIA DE SANFINS (Paços de Ferreira)
Descrição: início c/ visita ao musei da
Citânia de Sanfins de Ferreira, visita à Citânia e
descoberta das cercanias.
Metodologias: Utilização de carta
topográfica, bússola e literatura ilustrada sobre a citânia e
dinâmica de peq.s grupos.
Plano Actividades - Acção (3/4) -
Actividade (9/15) Trilha
de Descoberta da zona do Monte São Brás e envolvente
Descrição: Percurso entre Esposade e Santa
Cruz do Bispo (Matosinhos) e descoberta dos principais problemas ambientais e da
história do local.
Metodologias: Utilização de bússolas e
cartas topográficas já aparelhadas com vários pontos de descoberta - Dinâmica de pequenos grupos
Plano Actividades - Acção (3/4) -
Actividade (10/15)
Trilho de descoberta do Parque de
Montesinho (Bragança)
Descrição: Trilha de descoberta c/
acantonamento de fim de semana para descoberta da região e da sua riqueza etnográfica e ambiental.
Metodologias: Utilização de bússolas,
cartas topográficas e folheto-guia - Dinâmica de pequenos grupos.
Plano Actividades - Acção (3/4) -
Actividade (11/15)
Trilha de Descoberta da Aldeia de Parada e
zona envolvente
Descrição: Trilhos rurais e florestais
entre Parada e Coelhoso ( c/ visita às Olas) e
acantonamento de fim de semana na aldeia.
Metodologias: Utilizaç. de Cartas
topográficas, bússolas e técnicas de observação da Natureza em dinâmica de pequenos grupo
Plano Actividades - Acção (3/4) -
Actividade (12/15)
Trilha de Descoberta das matas de Silvalde
e visita ao castro de Ovil
Descrição: Percurso c/ acantonamento de
fim de semana em quinta em Silvalde, descoberta do espaço envolvente e visita ao castro da
Ovil.
Metodologias: Utilizaç. de carta
topográfica do local e bússolas, jogos de Pistas e dinâmica de peq.s grupos.
Plano Actividades - Acção (3/4) -
Actividade (13/15)
Descoberta
do Castro de Monte Mozinho (Penafiel)
Descrição: Percurso entre Penafiel e Monte
Mozinho c/ possível acantonamento em local florestado dos arredores do castro.
Metodologias: Utilização de bússola e
carta topográfica e de documentação gráfica sobre o local- Dinâmica de peq.s grupos
Plano Actividades - Acção (3/4) -
Actividade (14/15)
Trilha sócio ambiental entre Afurada e
Madalena (Gaia)
Descrição: percurso pela margem Sul do
Douro, passando por Canidelo, Cabedelo e
observando as várias ameaças ao meio
ambiente da zona, até à praia da Madalena.
Metodologias: Utilização de mapas e
documentação diversa, registo de observações - Dinâmicade peq.s grupos.
Plano Actividades - Acção (3/4) -
Actividade (15/15)
Trilha pedestre de descoberta do Porto
Medieval
Descrição: Percurso urbano acompanhando
parte da Muralha Fernandina, passando por onde se podem observar alguns dos seus vestígios,
os antigos vestígios do bairro judeu, o morro da Sé (Catedral), finalizando no museu do
Porto-medieval na Casa D.Hugo perto da Ribeira.
Metodologias: Utilização de gravura de
antigo mapa do Porto medieval e de gravuras antigas - dinâmica de pequenos grupos e percurso
acompanhado de guias informando de viva voz o interesse dos vários pontos-estação do
percurso
Calendarização
Data de Início da preparação dos trabalhos
para a realização desta acção: //10 Jan.2017
Data de Início do desenvolvimento efectivo
das actividades: //04 Fev.2017
Data de Conclusão das actividades: //30
Dez.2017
Data de Conclusão dos trabalhos para a
realização desta acção: //30 Dez.2017
Locais de realização
Distrito Concelho Freguesia Local
Porto Valongo Valongo Azenha e Couce
Porto Gondomar São Pedro da Cova Serra de Santa Justa
Porto Gondomar Valbom Rio Torto
Porto Matosinhos Santa Cruz do Bispo Monte São Brás
Porto Vila Nova de Gaia Canidelo Reserva Ornitol.
Porto Santo Tirso Monte Córdova Valinhas
Porto Penafiel Croca Castro de Monte Mouzinho
Bragança Bragança Parada Olas
Bragança Bragança França/Rio de Onor Serra de Montesinho / Rio de Onor
Aveiro Espinho Silvalde Bicha da 7 Cabeças e
Ovil
Braga Fafe Queimadela Barragem da Queimadela
Porto Paços de Ferreira Sanfins de Ferreira Museu e Citânia de Sanfins
Porto Porto Centro Histórico da Cordoaria à Batalha