ESCOLA de AR LIVRE e AVENTURA
         
             Iniciativa da Terra Viva! / Terra Vivente  -  Associação de Ecologia Social

 Com o objetivo de promover ações/iniciativas de formação de animadores juvenis de actividades de ar livre e aventura surge esta iniciativa.

Com efeito, acreditando naquilo que diziam o ecologista Jacques Cousteau (“…a Humanidade necessita  espaços naturais e de aventura como do pão para a boca“… ) e Baden Powell, fundador do esco/u/tismo (“…precisamos mostrar aos jovens que por cima dos telhados dos cinemas há estrelas a brilhar”…), decidimos lançar esta iniciativa  de modo a transmitir métodos e conteúdos que permitam uma ligação mais profunda das pessoas, jovens e menos jovens, com os espaços naturais ainda existentes.

Técnicas como orientação  (leitura de cartas topográficas, utilização de bússolas, conhecimento de estrelas e constelações, utilização de pedómetros) ,  construção de tendas étnicas (tipis - tendas Índias e khotas - tendas dos Lapões,…) e abrigos naturais, improvisações com paus e fios (pioneirismo), conhecimento de plantas silvestres curativas e comestíveis, ultrapassagem de obstáculos naturais com cabos e cordas (rappel, tirolesa, nó prussic, etc.), reconhecimento e observação de animais selvagens (rastreamento, recolha de indícios, identificação), confeção de instrumentos primitivos (de pau, pedra, osso…), primeiros socorros naturais, ética sócio-ecológica,…  tudo isto abrangendo temas como sobrevivência e woodcraft (florestalismo), bem como cuidados de defesa e conservação das áreas naturais, permitirão a aquisição de conhecimentos práticos importantes.

A juntar a isto teremos a organização de jogos e actividades juvenis de ar livre ( caminhadas de descoberta, percursos sensoriais, sinais de pista, acantonamentos, acampamentos, jogos noturnos,  bem como aspetos mais institucionais para a devida execução destas atividade - Campos de Férias, locais urbanos e rurais,  parques de campismo, papel do IPDJ, etc.).                                                                                       

Para já convidamos as pessoas interessadas (num limite de 6 ) c/ +18 anos, a inscrever-se no n/:

 II Círculo (preliminar) de formação de animação juvenil de ar livre e aventura,
 Início em 20 de Maio (parte prática : acampamento de treino, sábado e domingo, 20 e 21/Maio em Valongo) e noite de terça 23/Maio, 20.30 -22.30 h. no Porto (parte teórica) inscrições de 08 a 18 de Maio na n/ sede
Taxa de inscrição 6,00 € - inclui transporte público Porto-Valongo-Porto e utilização de tendas e outro equipamento de ar livre da n/ associação (atribuição de atestados de participação).

Poderão continuar posteriormente esta formação através de:

a)-Continuação do II Círculo de formação animação juvenil de ar livre e aventura (Desenvolvimento),  10 e  11 / Junho, Campo em Valongo (Dinâmica de pequenos grupos, organização espacial de acantonamento, cozinha de campo, higiene, “fogo de conselho”, animação e canto,…) e terça 13/Junho, 20.30-23.00 h., no Porto, (parte teórica) apontamentos teóricos, bibliografia, avaliações finais (atribuição de atestados de participação).

 b)-Estágios práticos em equipa de animaçâo nas nossas atividades seguintes:

Campo de Solstício 2017, 15 A 18 Junho em Valinhas, Monte Córdova, Santo Tirso
Percurso pedestre: descoberta eco-social da trilha de Monte Córdova,2 de Julho (Domingo)  
Campo de férias juvenil “Aventura Verde” , 12 a 19 de Agosto, Viana do Castelo

Inscrição – nome:_________________________,Data nascim.: __/ __/ ____/; morada atual:______________________________; telef./telem.:______________; mail:____________­­­__________.
 nome completo _______________________________________Assinatura:_______________________

enviar para <terraviva@aeiou.pt>  ou entregar, entre as 16.30 e as 20.00  h., segundas, quartas  e sextas na n/ sede: Rua dos Caldeireiros,213 -4050 141 Porto (à Cordoaria).+ inform.s: 223324001, 961449268, 938896091